Tudo sobre a sua segurança
Para o ajudar a navegar e a fazer as suas transações de forma mais segura, deixamos algumas dicas para se proteger de potenciais ameaças.
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O que fazer para evitar riscos
No ABANCA fazemos um grande esforço para o proteger, mas algumas medidas estão nas suas mãos.
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Como aceder às suas contas em segurança
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Quando descarregar uma aplicação para o seu telemóvel, certifique-se que o faz apenas a partir das lojas de aplicações para iOS e Android, respetivamente Apple Pay e Google Pay. Verifique também se tem muitos downloads e boas classificações, para evitar descarregar aplicações potencialmente com vírus que podem roubar os seus dados.
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Não confia num determinado e-mail?Não responda. Nunca lhe pediremos os seus dados bancários ou de cartão de crédito através de correio eletrónico. Por isso, se alguém o fizer, não seremos nós!
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As suas palavras-passe são apenas suas - nunca as revele! Se tiver dúvidas ou suspeitar que alguém as possa conhecer, altere-as imediatamente.
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Quando tiver de validar uma compra online, leia atentamente o SMS com os códigos de utilização única que lhe enviamos e verifique os dados do vendedor e o montante.
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Nunca aceda ao seu Online Banking Particulares ou ao seu Online Banking Empresas a partir de links, nem de anúncios em motores de busca.Escreva o endereço web do ABANCA diretamente na barra do seu browser.
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Quando entrar na nossa página sítio Web, certifique-se que aparece o nosso indicador de segurança, representado por um cadeado. Encontra-o na barra do seu browser.
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Quando tiver terminado as suas transações, faça terminar a sessão. Se não o fizer, alguém que utilize o mesmo computador pode aceder à sua conta bancária online com as suas palavras-passe. Ainda assim, como medida adicional de segurança proporcionada pelo Banco,a sua sessão de Online Banking será automaticamente encerrada se verificar que esteve inativo durante alguns minutos.
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Acesso ao seu Online Banking
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Insistimos: os cibercriminosos fazem-se passar por serviços de correio, lojas online, administrações públicas e também bancos! Por isso, lembre-se: nunca lhe pediremos as suas palavras-passe. E se tiver dúvidas, contacte-nos.
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O seu Online Banking incorpora um sistema de reforço da segurança online que nos permite identificá-lo de forma segura.
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Após várias tentativas falhadas na introdução das suas credenciais ou após um longo período de inatividade, o seu Online Banking será bloqueado. Para o desbloquear, utilize a ligação "Não consigo aceder" disponível na página de acesso ou dirija-se à agência mais próxima para solicitar um novo PIN.
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Se tiver uma sessão iniciada mas não efetuar qualquer ação, num determinado espaço de tempo, a sua página do Online Banking será automaticamente encerrada para proteção de dados bancários. Para continuar a utilizar, terá de iniciar novamente a sessão.
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Mantenha o seu computador livre de vírus e evite também navegar em sites não seguros.
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Atualize o seu navegador frequentemente. Mantenha-o atualizado com as últimas melhorias em termos de segurança online.
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Utilize sempre uma rede de acesso segura, a partir do seu computador de casa ou do trabalho, ou seja, uma rede em que pode confiar e que só você ou a sua família utilizam. Evite os cibercafés ou outros computadores em redes públicas.
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O que fazer se tiver um problema
Como proceder se as suas contas tiverem sido acedidas por alguém não autorizado.
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Se detetar que foi vítima de uma fraude online, informe-nos o mais rapidamente possível e siga estas instruções.
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A primeira coisa que deve fazer é telefonar-nos o mais rapidamente possível para o número +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro) para que possamos bloquear as suas contas e ninguém possa aceder às mesmas. Estamos segunda a sexta feira das 8h30 às 20h00, exceto feriados.
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Se tiver um antivírus instalado, faça uma verificação do seu dispositivo para tentar remover a aplicação maliciosa.
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Se isso não funcionar, pode restaurar o dispositivo para as definições de origem na secção "Definições". Estes tipos de aplicações podem ser difíceis de remover, mesmo com uma solução antivírus.
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Recomendamos que altere o PIN para aceder às suas contas bancárias, bem como aos seus cartões bancários.
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Além disso, pode comunicar o incidente junto das autoridades Judiciais Portuguesas.
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Se acontecer alguma coisa, como é que o notificamos?
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Dispomos de uma das melhores equipas humanas e técnicas: se detetarmos algo de anormal, entraremos em contacto consigo por telefone ou por correio eletrónico para o informar de qualquer eventual problema ou verificar a autenticidade de qualquer uma das suas operações.
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Lembre-se que nunca lhe pediremos dados confidenciais ou palavras-passe por correio eletrónico, SMS ou WhatsApp. Por isso, se lhe for pedida essa informação, não responda! Alguém pode estar a induzi-lo em erro.
Se alguma vez lhe acontecer algo semelhante, agradecíamos que nos comunicasse através do endereço abancaportugal@abanca.com para evitar possíveis fraudes a outros clientes.
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O que fazer se tiver dúvidas
Seja prudente. Desconfie e informe-nos o mais rapidamente possível: nós ajudamo-lo a resolver o problema.
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Os nossos sistemas de segurança não estariam completos sem a sua colaboração.
Por isso, se detetar alguma atividade estranha, agradecemos que nos informe:
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Se algo acontecer com as suas compras, os seus cartões ou as suas contas…
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Se encontrar um site na internet que se pareça com o nosso site ABANCA mas que não o seja…
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Se lhe for pedido outra palavra-passe além da habitual para aceder ao seu banco à distância…
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Se receber alertas no seu telemóvel sobre acessos ou transações que não está a efetuar…
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Se receber um e-mail com uma ligação direta ao seu Online Banking…
… desconfie e contacte-nos por telefone, através do número +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), por escrito ou em qualquer uma das nossas agências.
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O que fazemos no ABANCA para a sua segurança
A nossa aplicação de Online Banking dispõe dos mais elevados padrões de segurança para a proteção de dados bancários. E estamos a trabalhar para que continuem assim. Se fizer a sua parte, nunca será apanhado desprevenido.
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Controlos e rotinas de segurança
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Monitorizamos as transações a cada instante por forma a detetar movimentos irregulares e assim evitar possíveis fraudes.
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Utilizamos protocolos seguros de transmissão de dados.
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As suas compras Online
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Autenticamos as suas compras online.
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Exigimos a autenticação de certas operações através do envio de uma mensagem push ou SMS de utilização única para o seu telemóvel. Verifique se a operação corresponde à que está a realizar e prossiga com a validação ou introduza o código enviado no dispositivo onde a está a realizar.
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Alertamo-lo quando detetamos movimentos invulgares.
Se detetarmos uma atividade invulgar, contactá-lo-emos por telefone ou e-mail para o informar de eventuais problemas ou para verificar a autenticidade de qualquer uma das suas transações.
Lembre-se, nunca lhe pediremos dados sensíveis ou palavras-passe para autenticar transações por e-mail!
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Tem receio de fornecer o número do seu cartão quando faz compras online?
O nosso sistema de segurança online está configurado para que nem os seus dados nem o seu dinheiro sejam comprometidos quando faz compras online.
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Acha que se esqueceu do seu cartão em casa mas não tem a certeza absoluta?
A App do ABANCA permite-lhe ligar e desligar os seus cartões. Imagine que não encontra o seu cartão na carteira e não tem a certeza se o deixou em casa ou se o perdeu.
Agora, em vez de cancelar o cartão e ter de esperar que lhe enviemos um novo só porque não tem a certeza do seu paradeiro, pode desligá-lo a partir do seu Mobile Banking. Desta forma, ninguém o poderá utilizar.
Se finalmente o tiver em casa, ativa-o novamente e está pronto a ser utilizada! Sem anulações de registo, sem chamadas, sem complicações.
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